06 maio 2017

A Primeira Sinfonia

Amanhã, dia 7,  é aniversário de Johannes Brahms. 184 anos. Como já é tradição, deixo algo para ou sobre meu compositor favorito e influência de vida. Ouvindo, mais cedo, sua espetacular 1ª Sinfonia, resolvi escrever um pouco a respeito.


A Sinfonia nº1, em Dó menor, opus 68, estreou em 4 de novembro de 1876, em Karlsruhe, Alemanha. Brahms já estava com 43 anos. Ou seja, demorou muito para compor sua primeira sinfonia. Um dos motivos, era a sombra de Beethoven que pairava sobre os compositores da época, particularmente sobre Brahms, que tinha Beethoven e Bach como seus maiores mestres. Parecia que Beethoven já tinha feito tudo em termos de sinfonias. O que não era verdade. Estão aí Brahms, Bruckner, Mahler, Shostakovich, por exemplo, para provar. Mas o próprio Brahms chegou a declarar:
"Nunca terminarei uma sinfonia. Não podes fazer ideia de como afeta o espírito de um indivíduo ter que escutar constantemente os passos de um gigante atrás de si." Brahms referia-se a Beethoven. 


De modo que Brahms levou 20 anos para compor a Sinfonia nº1. E talvez tenha sido melhor assim, pois o resultado foi a composição de uma das maiores e mais grandiosas sinfonias da história. A comparação com as sinfonias de Beethoven, particularmente com a sua última, a 9ª Sinfonia, foi imediata e inevitável. Hans von Bülow, famoso crítico musical da época, afirmou que a 1º Sinfonia de Brahms era a 10ª de Beethoven. Há nessa afirmação, dois lados: dizer que a sinfonia de um compositor é a continuação da obra de Beethoven, o maior sinfonista de todos os tempos, é um honra que não se mede. O outro lado é que parece que a sinfonia de Brahms se resumia a uma excelente continuação de Beethoven, sem um verdadeiro espírito próprio. Nada mais equivocado. A obra de Brahms é uma obra romântica, mas transcende o romantismo.

A Sinfonia nº1 de Brahms tem uma alma única em toda a literatura musical. É ostensível que a influência de Beethoven está presente, principalmente na estrutura da obra. No quarto movimento, surge uma comovente melodia que é uma espécie de homenagem à "Ode à Alegria" da última sinfonia de Beethoven. Mas nas páginas da 1ª Sinfonia está principalmente Brahms. O Brahms trágico, violento, pesado de um lado; de outro, o  Brahms terno, lírico, glorioso. 

A sinfonia inicia a todo vapor, com uma titânica massa orquestral, marcada pela percussão, que exala poder e fúria. O primeiro movimento, dominado por temas amplos e densíssimos, é todo construído sob o domínio de uma força indomável, em um clima marcial que beira a selvageria. No segundo movimento, surgem intensas melodias apaziguadoras, que, em sua doçura melancólica trazem-nos uma profunda tranquilidade de espírito. O terceiro movimento, alegre, grandioso, luminoso, deixo-nos simplesmente felizes. No entanto, no quarto e último movimento, retorna a tensão do primeiro, dessa vez não com tanta fúria, mas sob um profundo clima de mistério. Conforme o movimento vai se desenvolvendo, a força marcial do movimento inicial retorna com enorme carga emocional, como se fosse uma luta entre a tragédia e a vitória. Entrecortado por momentos de glória e revolta, e pelas tempestades românticas, o movimento encaminha-se para seu retumbante final, onde a vitória prevalece. 

Nenhum comentário: