05 janeiro 2017

Benedetti e a Farsa do "Grande Homem" (do dinheiro)

No seu romance "Gracias por el fuego", publicado em 1965, Mario Benedetti (1920-2009), um dos maiores escritores uruguaios, e um dos maiores da América Latina, apresenta-nos, em seu personagem Edmundo Budiño, o arquétipo do magnata arrogante, hipócrita, egocêntrico, ganancioso e explorador confundido com um "grande homem". 

Trata-de de figurinha bastante conhecida entre nós, brasileiros: aquele ricaço, grande empresário predatório, cafajeste sem escrúpulos, opressor dos trabalhadores, que não mede nem meios nem consequências para obter mais lucros e mais poder, inclusive, é claro, sendo corrupto e corruptor, mas que construiu uma imagem de grande cidadão, de exemplo para a sociedade, muito bem inserido nos meios políticos, respeitado e admirado como um dos maiores homens do Uruguai. 


Em um trecho do livro, seu filho, Ramón Budiño, que sente ódio e desprezo pela grande hipocrisia que é a vida de seu pai, e planeja matá-lo, imagina a imensa farsa que publicaria o jornal de Edmundo no caso de sua morte por assassinato. E eu imagino, no caso de ocorrer o mesmo no Brasil com filhos-da-puta da laia de Edmundo Budiño, que há muitos, o que publicariam nossos jornais... A mesma coisa, logicamente. A seguir, o trecho de "Gracias por el fuego":


"Quando nada fazia prever um desenlace fatal, faleceu ontem o doutor Edmundo Budiño, nosso diretor, vítima de uma síncope cardíaca. Logo que transpirou a surpreendente notícia, uma onda de consternação ganhou nossa cidade. Ninguém podia acreditar que Edmundo Budiño, alma parens de todo o bem, de todo nobre que a nação construiu em cinco décadas de avassalador processo democrático; ninguém poderia acreditar que esse infatigável guia das causas justas, que esse pontífice da caridade, que esse grande coração uruguaio tivesse deixado de bater. E havia razão para essa incredulidade popular, porque o coração enorme, generoso, esplêndido de Edmundo Budiño, continuará batendo, não só em nossas páginas, que sempre invocarão a magistral tutela de sua inspiração política e moral, mas também no povo, que através dos anos constituiu a preocupação mais profunda e mais sincera do grande homem."


"Gracias por el fuego" é um daqueles livros extremamente indicados para ser lido neste momento pelo qual passa a nação brasileira. 

Nenhum comentário: