30 outubro 2016

Brahms: os melhores concertos e a melhor música de câmara

Sempre penso sobre, mas nunca escrevi a respeito. Brahms é meu compositor preferido. Mas é claro que isso não quer dizer que tudo que Brahms tenha composto eu reconheça como sendo o melhor da música naquele gênero. No entanto Brahms é para mim o maior em vários, ou, melhor me explicando, Brahms compôs a obra máxima em determinados gêneros.

Em sinfonias, Beethoven é insuperável, não há como ir além do gênio de Bonn quando comparamos, por exemplo, qualquer sinfonia, mesmo de Bruckner, mesmo de Mahler, com a suas 5ª e 9ª. Mas Brahms chegou perto, com suas assombrosas sinfonias 1 e 4, diferentes entre si, mas complementares.

O Réquiem de Brahms está, sem dúvida, entre os maiores de todos os tempos, mas difícil dizer, mesmo para mim, que ele seja superior ao de Mozart e ao de Verdi. O Réquiem de Mozart, ainda que deixado incompleto pelo compositor, é meu preferido. 

No quartetos para cordas, que Brahms compôs apenas 3, embora maravilhosos, também é trabalho impossível desbancar Beethoven, que é o rei absoluto no gênero. O mesmo se pode dizer para as sonatas para piano.

Óperas, Brahms não as compôs. Seus inúmeros lieder são de altíssimo nível, coloco-os naquele patamar de Schubert, o rei do lied, na minha opinião.

Agora, o seu Concerto para Piano nº2, Beethoven, Mozart e Chopin que me desculpem, é a composição máxima entre os concertos para piano. É um monumento, um colosso da arte. O mesmo digo para o seu Concerto para Violino, a maior obra no gênero, sem desmerecer o de Beethoven, os de Bach, o de Tchaikovsky.

Mas é na música de câmara onde Brahms é imbatível, inigualável, Seus quartetos para piano são os melhores, de longe. Seus trios, absolutamente sublimes, formam um conjunto perfeito e insuperável. Seu quinteto para piano e seu quinteto para clarinete são simplesmente os melhores já realizados. O mesmo se pode afirmar de seus sextetos. Suas sonatas para violoncelo... bem, nunca ouvi sonatas melhores. As suas sonatas para violino... talvez não sejam melhores que uma "Kreutzer" de Beethoven, por exemplo, mas estão junto com ela lá nas alturas. 

Enfim, é possível que outros amantes da música não concordem comigo. Mas não há como não reconhecer que tudo o que Brahms criou dentro dos mais variados gêneros e estilos está entre o que de melhor já foi feito na história da música. 
 

2 comentários:

Weimar Donini disse...

Gosto é gosto dizia aquela velhinha, lambendo sabão.
À propósito, na tarde de hoje tive a grata satisfação de ser apresentado, pelo YouTube a um compositor que estou achando genial. Há quase 200 anos nasceu o suíço-germânico Joseph Joachim Raff, magistral compositor de Sinfonias.

Weimar Donini disse...

Explicando melhor. Ainda não cheguei ao nível de apreciar músicas de Câmara que, penso,assim como a ópera é um passo adiante na evolução musical clássica.
Ainda estou levitando no purgatório dos concertos. Adoro Karajan e sua superação à procura da perfeição e da melhor harmonia nos instrumentos musicais.