29 junho 2016

Governos Sartori e Temer: o PMDB voltado para o lucro e esquecido da população

Os governos PMDB, tanto o de Sartori aqui no RS quanto o de Temer, estão se demonstrando escancaradamente com um único objetivo: o de favorecer, a todo custo, as grandes empresas e os ramos mais lucrativos do agronegócio. São governos voltados paro o lucro, para a iniciativa privada, e "esquecidos" tanto do povo assalariado, dos mais necessitados, quanto do funcionalismo e dos serviços públicos. Vez que outra apenas, com medo da opinião pública e dos seus índices baixíssimos de popularidade, é que tais governos resolvem declarar uma medida que favorece a população como um todo. O que é raríssimo.

No caso do governo Sartori, a constatação acima torna-se mais do que clara, é ostensiva:  basta, tão somente, observarmos o que o PMDB gaúcho e seus aliados têm promovido com relação aos serviços públicos no RS: descaso brutal, ausência total de investimentos, cortes e atrasos de verbas, desmonte da estrutura pública, arrocho salarial, parcelamento de salários, clima de guerra e desrespeito com o funcionalismo, o que deverá piorar com a recente aprovação da LDO para 2017. No entanto, mesmo com a sonegação fiscal chegando a quase 7 bilhões anuais no estado, Sartori NADA faz para combatê-la, e ainda vem concedendo incentivos fiscais à iniciativa privada de uma forma pouco transparente, enquanto alega ausência de  recursos.

No caso do governo Temer, mesmo com o seu breve tempo no poder, já se pode perceber de maneira indiscutível aquele objetivo que mencionei acima. Quase todas as suas medidas, sanções, projetos, enfim, são para favorecer direta ou indiretamente o lucro privado. Desde a aposentadoria com idade mínima de 70 anos e a "flexibilização" das leis trabalhistas, até as dificuldades que estão sendo impostas para o licenciamento ambiental e a recente permissão para a pulverização de agrotóxicos em zonas urbanas, tudo isso revela uma preocupação única com o lucro. Tudo o mais parece não importar para o nosso presidente interino.

O PMDB e seus aliados esquecem que um país, um estado NÃO SÃO uma empresa, que o objetivo do Estado não é lucrar ou fazer caixa, mas bem atender ao seu povo, aos cidadãos que necessitam da assistência do estado e trabalham e contribuem para isso. Uma nação necessita de pessoas, muito mais do que de dinheiro. São governos desumanos e comprometidos com os interesses das elites, aqueles governos onde os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.

Triste sina a do povo brasileiro.  Aproveito para republicar um trecho de um de meus poemas relacionados ao assunto:

quem crava seus dentes
nas veias cavas macias
das nações indefesas?
o lucro vampírico
(dos chupacabras)
das grandes
em
presas



Nenhum comentário: