23 setembro 2015

O Desgoverno de Sartori e as Causas da Revolução Francesa: uma comparação

Já comentei que se o RS fosse a França, com os desmandos, incompetência e injustiças deste governo Sartori, teríamos aqui uma outra Revolução Francesa. Então, façamos um comparativo entre as causas da Revolução na França (RF), que ocorreu entre 1789 e 1799, com o que vem ocorrendo no RS nos últimos meses.

Causa 1 da RF:

Descontentamento do Terceiro Estado, a saber, os trabalhadores urbanos e camponeses e a classe média, que era a grande maioria da sociedade, com os privilégios da nobreza e do clero.

Hoje no RS: 

Descontentamento dos servidores públicos e da população em geral com os privilégios dos deputados, altos membros do Poder Executivo e Judiciário, inclusive recebendo aumentos enquanto os servidores dos serviços básicos têm seus salários parcelados.

Causa 2 da RF:

Os integrantes do Terceiro Estado deviam pagar altos impostos, enquanto clero e nobreza eram isentos. Esta disparidade gerava muita revolta em grande parte da população.

Hoje no RS:

Ontem mesmo foi aprovado o aumento do ICMS, um imposto perverso, que acaba sendo sempre descontado das camadas economicamente mais empobrecidas da população. Enquanto isso, grandes empresas sonegam sem nenhum combate ou cobrança, e grandes fortunas e igrejas altamente lucrativas, no Brasil inteiro, não pagam imposto.

Causa 3 da RF:

Quase todas as terras do território francês estavam nas mãos da nobreza, fato que também gerava muita revolta na população.

Hoje (e historicamente) no RS:

Os grandes latifúndios são "tradições inquestionáveis" no território gaúcho, principalmente na Metade Sul do estado.

Causa 4 da RF:

Elevados gastos da nobreza com luxo (festas, banquetes, roupas caras, joias etc.), enquanto grande parte da população vivia em péssimas condições de vida.

Hoje no RS:

Bom, precisa eu relatar os "gastos" de deputados, membros do alto escalão do governo, os "auxílios" para juízes etc.? Basta lembrar que os gastos com combustíveis da Assembleia Legislativa estão sendo maiores do que os de toda a frota da Brigada Militar. Aliás, da Brigada, que ontem espancou manifestantes que lutavam pelos direitos dos próprios brigadianos.

Nem precisa de outras causas. Essas já seriam suficientes para uma revolução. Mas os gaúchos em geral, que tanto falam em Revolução Farroupilha, Federalista, o diabo, parecem agora aceitar todos esses desmandos goela abaixo. 

E lembrando os ideais da Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade, Fraternidade. O que diz na bandeira gaúcha: Liberdade, Igualdade, Humanidade. 



Nenhum comentário: