11 dezembro 2014

Governo Sartori: retrocessos na Cultura, no Meio-Ambiente e no combate à violência contra a Mulher

Parece que depois da campanha, o Sartorão perdeu um pouco da simpatia... Ou é só impressão minha?

Os trechos em destaque, retiro de matéria publicada no portal Sul 21, escrita por José Antônio Silva, jornalista e escritor. O que mais me choca é o querido Sartori querer unir a SEMA, Secretaria do Meio-Ambiente, à do Desenvolvimento. Ou seja, certamente, o meio-ambiente ficará submisso ao "desenvolvimento". Bom, aí qualquer pessoa com um mínimo de inteligência e de sensibilidade já sabe o que vai acontecer. Quanto à supressão da Secretaria da Cultura, nenhuma novidade. Percebe-se que o futuro governador não tem muita mesmo.
O texto pode ser lido na íntegra aqui.

Dentro da linha do estado mínimo (tremam setores mais frágeis da sociedade), José Ivo Sartori anunciou alguns dos cortes que pretende fazer na estrutura da máquina pública. Entre os ameaçados, nenhuma surpresa maior: o Meio Ambiente, a Cultura, a Secretaria de Políticas para as Mulheres… (a Secretaria de Desenvolvimento Rural, dos pequenos agricultores, só está sendo salva por pressão do PSB, aliado do governador eleito). "

Por isso, só o fato do próximo governador – segundo entrevista à Zero Hora – ter pensando em incorporar a SEMA à Secretaria de Desenvolvimento já mostra que, para a nova administração estadual, temas como poluição, desmatamento, estiagem, aquecimento global, etc., não passam de bobagens que apenas atravancam o “pogreço”

E tem mais: Sartorão da massa pretende/pretenderia juntar a pasta de Cultura com Turismo e Esportes. Ou seja, “cultura” – com todo o seu cabedal simbólico, seus grandes artistas, suas marcas, sua história – perde o prestígio no velho novo governo escolhido pelos gaúchos, e fica sem valorização e o protagonismo que merece. E descem ralo abaixo os grandes investimentos no setor feito pelo governo Tarso, as centenas de novas bibliotecas, os pontos de cultura, o pólo de cinema, a sala sinfônica da Ospa, etc."

Deixar um órgão como a SPM,Secretaria de Políticas para as Mulheres, que conceitua e organiza as lutas pela igualdade das mulheres – do enfrentamento à violência doméstica, da Patrulha Maria da Penha e da Rede Lilás, aos programas de qualificação da mão de obra feminina, entre outras iniciativas – “junto ao Gabinete da Primeira Dama” é um retrocesso social e político brutal.


Para finalizar, um poeminha de Augusto dos Anjos para o nosso simpático Sartori:

"Rasga essa máscara ótima de seda 
E atira-a à arca ancestral dos palimpsestos... 
É noite, e, à noite, a escândalos e incestos 
É natural que o instinto humano aceda!"

Nenhum comentário: