12 agosto 2014

Assim funciona o sistema, de acordo com Mario Puzo e seu Don Corleone

Pode parecer simplificado demais, mais no fundo não é assim?

"- Você vai aos tribunais e espera meses. Gasta dinheiro com advogados que sabem muito bem que lhe farão de bobo. Aceita o julgamento de um juiz que se vende como a pior prostituta das ruas. Quando você precisa de dinheiro, vai aos bancos e paga juros exorbitantes, espera de chapéu na mão como um mendigo, enquanto eles farejam por aí, metem o dinheiro até onde não devem, para ter certeza de que você poderá pagar..."

" -  Você achava a América um paraíso. Você tinha um bom negócio, tinha uma vida boa, em que você achava que poderia obter o prazer que desejasse. A polícia o guardava, havia tribunais de justiça, você e os seus não podiam sofrer mal algum...
(...)
Então você não tem do que se queixar. O juiz decidiu. A América decidiu. Leve flores para sua filha e uma caixa de bombom quando fores visitá-la no hospital..."

Trechos da resposta de Vito Corleone , durante a conversa entre ele e Amerigo Bonasera, quando este vai pedir a Don Corleone que faça justiça pela tentativa de estupro e pelo espancamento que sofreu sua filha por parte de alguns filhos de políticos que foram libertados pela justiça do governo. (Livro "O Poderoso Chefão", de Mario Puzo, Parte I)

(Imagem de Amerigo Bonasera, interpretado por Salvatore Corsitto, no legendário filme "O Poderoso Chefão", baseado no romance de Mario Puzo e dirigido por Francis Ford Coppola)

Nenhum comentário: