17 fevereiro 2014

Música Infernal ou Apocalíptica escrita em nádegas numa obra de Bosch?


Quem acompanha o blog sabe o quanto sou fã de Hieronymus Bosch, um dos maiores gênios da pintura de todos os tempos, cuja visão espantosamente adiantada previu, com CINCO SÉCULOS de antecedência, as loucuras, o caos,o  sonho e o pesadelo do Surrealismo. Tanto que no poema que postei anteriormente, está o acompanhando uma pintura do gênio holandês.

Pois mais genial ainda se torna Bosch quando ouvimos uma música cuja partitura ele deixou estampada em um detalhe que muitas vezes passa despercebido no "Inferno" do seu Trítico "O Jardim das Delícias", pintado há mais de 500 anos. Nas nádegas de um suposto condenado, está pintada a partitura, com notações musicais da época, semelhantes ao do canto gregoriano. Acompanhe nos quadros o detalhe da partitura e um detalhe maior da cena do "Inferno" de Bosch. 

Pois uma estudante universitária americana, conhecida apenas como Amélia, tentou executar a música. Disse a estudante: "Eu decidi transcrevê-la em notação moderna, supondo que a segunda linha escrita é em C (Dó), como era comum para os cantos desta época". 


Aqui neste site, que é da própria estudante, a música pode ser ouvida. Será que corresponde realmente ao que tentou deixar Bosch? Por que aquela partitura foi gravada nas nádegas de um condenado? Perceba no quadro maior que há um livro de partituras aberto bem próximo ao condenado. Provavelmente, nunca teremos essas respostas. Para isso temos a imaginação e a intuição. 

Um comentário:

Carla Ceres disse...

Oi, Al! Também sou fã do Bosch. Se eu tivesse uma banda de rock, incluiria esse fragmento em alguma música. Abraço!