17 dezembro 2013

Fragmentos Absurdos e e-mail do Escritor Assis Brasil

Os leitores do blog devem conhecer os contos da série que estou escrevendo, Fragmentos Absurdos de Uma Existência Futura, onde tento expressar uma civilização futura decadente e violenta, assolada por desastres ambientais, em que os  seres humanos são obrigados, ou convencidos, a seguir o "pensamento único", na completa ausência de sensibilidade e reflexão, verdadeiros autômatos. Já foram concluídos e publicados cinco contos da série. No momento escrevo, o 6° conto, e já penso no 7°.

Três desses contos, há alguns dias, enviei para a leitura do escritor Antônio de Assis Brasil, também secretário de cultura do Estado do RS (mas o que importa realmente é que ele escreve), e domingo recebi sua resposta. Assis Brasil, não há dúvida, é um dos maiores prosadores gaúchos, e brasileiros, da atualidade. Em agosto deste ano, em formação de professores realizada pela SEC, em Porto Alegre, tive a oportunidade de acompanhar um curso bastante interessante ministrado por Assis Brasil sobre a arte da escrita em prosa.

Bem, como dizia, enviei para o escritor alguns contos da série "Fragmentos". Na sua resposta, entre outras coisas, Assis Brasil afirma o seguinte: 


Li os três textos que me mandaste. Olha, fiquei impressionado com a tua capacidade de fabular, contar histórias. E também impressiona a condução dessas histórias, que não deixam furos nem nada sem explicar. Quanto às temáticas, bem, essa uma escolha tua, e cada qual sabe o que quer contar. Gostei muito do terceiro texto, "Aquele sorriso estúpido", pois, ao lado da violência, comum a todos eles, este acrescenta uma dose de humanidade e, até, de solidariedade, o que o institui como literatura, isto é, que mexe com nossas emoções dentro de um padrão humano. 
Estás de parabéns. É possível que já tenhas um bom material para publicação, um livro. Afinal, tudo termina (ou começa) num livro, não é mesmo? Vai em frente, e aproveita bem esse talento.

Deixo este e-mail para estimular os leitores que ainda não leram a conhecer os contos, pois muitos se sentem instigados a ler apenas após a opinião de alguém conhecido na área literária. Alguns poderão pensar: "ah, ele está se autopromovendo". Óbvio que estou. Afinal, quem não tem dinheiro para pagar por propaganda na grande mídia e nem apoio de governos tem que fazer sua própria propaganda. 

Os contos já publicados podem ser lidos aqui:


O primeiro conto estou o reelaborando e vou republicá-lo em breve.


Um comentário:

Márcio Brasil disse...

Olá, Alessandro. Não é de hoje que a tua escrita merece todo o reconhecimento e incessantes aplausos pela altíssima qualidade, pela narrativa requintada, pela atmosfera criada com tanta habilidade literária e pelas personagens que tu desenvolve com maestria. A apreciação feita pelo Assis é, sim, um incentivo e um reconhecimento notável de quem tem estrada no mundo das letras. Mas apenas comprava o próprio potencial que tu sabe que tem, pois escreve com essa certeza, passando aos teus leitores justamente a firmeza de muito bem defender as tuas ideias nos teus contos (e também nas crônicas e artigos). Forte abraço de teu fã, admirador e amigo.