24 dezembro 2013

Aquecimento Global: gelo está desaparecendo e Ártico está ficando mais verde (e o Papai Noel pode ficar sem renas)

Para aqueles que estão certos de que o Aquecimento Global é balela, esta notícia pode cair como um balde de água fria, quer dizer, de água quente: pesquisadores afirmam que desde a década de 80 a temperatura do Ártico vem aumentando de forma gradual, ocasionando degelo marinho progressivo, surgimento de vegetação em locais anormais (cada vez mais ao norte, no lugar do gelo) e redução da população de animais nativos, principalmente renas e caribus.

Foi o que destacou a edição de 2013 do Arctic Report Card, um informe anual publicado pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA). 

Ranga Myneni, do Departamento da Terra e do Meio Ambiente da Universidade de Boston, em um comunicado de imprensa da NASA, afirmou:

 “As latitudes maiores do Norte estão ficando mais quentes, o gelo do mar Ártico e a duração da cobertura de neve estão diminuindo, a estação de crescimento está ficando mais longa e as plantas estão crescendo mais, No Ártico e nas zonas boreais do Norte, as características das estações do ano estão mudando, causando grandes perturbações para plantas e ecossistemas associados. (...) Isso põe em movimento um ciclo de reforço positivo entre o aquecimento e a perda de gelo do mar e da cobertura de neve, que chamamos de efeito estufa ampliado. O efeito estufa poderia ser ainda maior no futuro, enquanto os solos no Norte descongelam, liberando quantidades potencialmente significativas de dióxido de carbono e metano.”

Nos últimos diferentes espécies de plantas, inclusive árvore típicas de clima temperado, foram vistas crescendo no Ártico em um raio de 250 a 430 milhas mais ao norte do que o normal. Ao mesmo tempo, as população dos caribus e das renas, estas últimas famosas por puxarem o trenó do Papai Noel, têm diminuído de forma contínua ano após ano.

Continuando assim, num futuro próximo, o Papai Noel vai ter que contratar vaquinhas para puxarem seu trenó.


Um comentário:

Unknown disse...

Vejo que as pessoas não estão dando importância para isto.
Uma grande falta de respeito.
Beijos!!