10 setembro 2013

As Palhaçadas da Secretaria da Educação

A SEC e o governo do RS estão dando um show de palhaçadas. Vamos a algumas delas:

Palhaçada 1: O governo estadual não paga o Piso Nacional do Magistério, obrigatório por lei, e acha que seus argumentos em não pagar estão corretos. Não sei por que isso me lembra Kafka. Diz que o pagamento não depende do governo gaúcho, mas de uma negociação  com Governo Federal, Congresso, Sindicatos, e até, eu acho, com o Papa. Como assim, negociação? Negociação é quando não há lei definida. A lei é muito clara. O problema é que é contra os governos. Quando é contra, não é lei. Só quando é a favor. Imaginem o contribuinte argumentar: "Não pagarei o imposto de renda, antes vou negociar com o governo federal, o congresso e o judiciário." 

Palhaçada 2: A SEC diz que nenhum professor estadual ganha menos que o piso, que é de R$1567,00. Mas o piso se refere ao salário básico, não a todas as vantagens, gratificações e promoções somadas. O salário básico é bem menor que o piso. Esse é o problema de a educação andar mal. Até o pessoal da SEC, o senhor secretário, e até o senhor governador não aprenderam nada. Não entendem o significado das palavras. Confundem piso com teto.

Palhaçada 3: A SEC também afirma que de forma alguma irá interromper a reforma do Ensino Médio, porque isso seria um desrespeito à comunidade. Haha! Essa é a melhor das piadas. A reforma foi IMPOSTA sem discussão nenhuma com professores e com a comunidade, e agora é desrespeito interrompê-la? Para executar a Lei do Piso querem negociar, para implantar uma reforma (burra, ao meu ver) é na marra? 

Palhaçada 4: O senhor secretário de educação enche a boca para dizer que as aulas perdidas com a paralisação deverão ser recuperadas e que o ponto será cortado. Como é que é? Quer aulas recuperadas mas com ponto cortado? É isso mesmo? Ou seja, quer que os professores deem aula de graça? Ou se mantém o ponto e as aulas são recuperadas, ou se corta o ponto e as aulas também são cortadas. Ridícula, simplesmente ridícula, a afirmação do secretário. Depois são esses mesmos imbecis que vêm falar em educação participativa, democracia nas escolas, justiça nas salas de aula. Palhaçada! Tudo não passa de palhaçada.

Para encerrar, uns trechinhos de uma palhaçada que escrevi:

um governo sempre mente
mesmo quando diz a verdade:
quando mente
tem a verdade como plano de fundo
quando diz a verdade
tem a mentira como base do mundo

não seria governo se não mentisse
mentir
é adiar para o nunca a verdade
governar é a arte de adiar
não seria governo se não omitisse
omitir
é dizer a verdade de que existe o tapete
mas sem erguê-lo para ver-se o debaixo
governar é decidir
sendo capacho

as verdades que um governo esconde
são aquelas que não podem ser verdades
mesmo o sendo
pois não é que um governo minta
ele decide
(a partir do que decidem por ele)
o que pode ser verdade ou não
transforma fato em ilusão
e ilusão em fato
para mais ou para menos
de acordo com o comprimento
da sua cola de rato

Nenhum comentário: