29 março 2012

Rinocerontes a um Passo da Extinção

Prossigo com aquelas notícias que enobrecem a humanidade. Como já sabem os que acompanhem o blog, não farei nenhum comentário. Limito-me a dizer que algumas pessoas não dão a mínima à extinção de alguma espécie, desde que o homem continue parasitando a Terra. Já eu, sofro muito com isso. Sou um retrógrado sentimental.
Ao final da noticia, deixei uma petição da Avaaz, que tem o intuito de ajudar a frear a matança de rinocerontes. Se interessar ao amigo leitor, pediria que assinasse. Agradeço. 

Demanda asiática faz caça de rinoceronte bater recorde na África

"Um número recorde de rinocerontes foi caçado neste ano na África do Sul, país que tem a maior população mundial desse animal, num reflexo da crescente demanda asiática por seus chifres.


Pelo menos 443 rinocerontes foram mortos neste ano na África do Sul, 110 a mais do que em 2010, segundo conservacionistas e autoridades dos parques nacionais sul-africanos.
O valor de mercado dos chifres de rinoceronte disparou para cerca de 65 mil dólares por quilo, o que torna esse produto mais valioso que o ouro, a platina e, em muitos casos, a cocaína. Isso se deve à crença que se espalhou nos últimos anos na Ásia, embora sem fundamento científico, de que a ingestão do pó de chifre pode curar ou prevenir o câncer.
Mais de 20 mil rinocerontes vivem na África do Sul. Há uma década, apenas cerca de 15 animais morriam por ano. Mas por volta de 2007 a caça passou a aumentar drasticamente, por causa do aumento do poder de compra de parte das populações de países como Vietnã e Tailândia.
Agora, o número de rinocerontes abatidos legal ou ilegalmente chegou a um ponto que ameaça levar ao declínio populacional, segundo estudo realizado pelo especialista Richar Emslie.
Especialistas dizem que uma "corrida armamentista" está acontecendo no parque, pois quadrilhas internacionais oferecem aos caçadores recursos como armas de alta potência, óculos de visão noturna e até helicópteros.
Em outro estudo divulgado nesta semana, conservacionistas apontavam que 2011 será um ano recorde em grandes apreensões de marfim na África, o que também reflete a demanda asiática pelas presas de elefantes, usadas em joias e adornos."
A Avaaz esclarece: 


Nas próximas semanas, a UE definirá sua agenda para o grande encontro mundial que acontece dentro de poucos meses. Será a nossa melhor chance de virar a maré contra essa matança. Sabemos que os rinocerontes estarão em sua agenda, mas apenas nossa pressão pode garantir que eles discutam o problema em sua essência. Vamos criar um protesto gigante e fazer uma ação de forma espetacular. 


Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,demanda-asiatica-faz-caca-de-rinoceronte-bater-recorde-na-africa,816778,0.htm

3 comentários:

Nadine Granad disse...

Quando observei a imagem já fiquei deprê!...

Muitas tradições, crenças, enfim, surgem como desculpas e justificativas...

Bom, assinado!

Beijos.

Unknown disse...

Claro que assinei. Em breve contarão as estórias como a época dos Dinossauros. Pelo menos agora podemos agir.

Beijos, poeta!

Mirze

Anônimo disse...

Nossa 😦 eu não sabia que os rinoceronte 🦏 estão cada vez mais perto da extinção!!