16 dezembro 2010

(Não-)Palavras a Beethoven

240 anos de Beethoven. Hoje. 16 de dezembro de 2010. Aqueles que acompanham o blog sabem que meu compositor favorito é Brahms. O maior herdeiro de Beethoven na música. Os meus 5 compositores prediletos, nesta ordem, são: Brahms, Beethoven, Bach, Wagner e Schubert (em sua última fase). Depois vêm vários outros, como Mahler, Chopin, Bartók, Bruckner, Shostakovich, Tchaikovsky, Händel etc. 

Mas o fato de considerar Brahms o número 1, não significa que eu considere Brahms como o melhor ou mais genial de todos. Brahms é com quem mais me identifico, o compositor que mais escuto, não há um só trecho da obra de Brahms que eu não ame profundamente. Agora, há dois compositores cuja genialidade é inigualável, na minha opinião: Beethoven e Bach. Beethoven foi o responsável pela maior revolução da história da música. A música é uma antes de Beethoven e outra depois dele. Por isso, deixo aos seus 240 anos uma humilde homenagem.

(Não-)Palavras a Beethoven

Tua música é sublime
porque não precisa dizer nada
para o ser...
o Ser é a Tua música.

tens razão:
para que dizer
alguma palavra
se a Verdade não está
em palavra alguma?

a Verdade é um sentido
que nos fala a cada nota
do que Tu não nos falas...

por isto
é que podendo Te dizer tanto
não Te digo nada:
és surdo para este mundo.

mas o que é afinal
que em Tua música há?
há tudo aquilo
que o homem nunca será.

(Na imagem, o quadro "Alegoria do Gênio de Beethoven", de Sigmund Hampel)

11 comentários:

Ju Fuzetto disse...

Sublime!!

beijo meu amigo! boa quinta

Anônimo disse...

O meu preferido é Chopin, algo se move misteriosamente dentro de mim quando o ouço. Mas tbm gosto muito de vários dos que vc citou.

Excelente poema ao grande Beethoven!
Parabéns!

Zélia Guardiano disse...

Lindo, lindo, lindo, meu querido!
Música, divina música...
Grande abraço!

Gisa disse...

Lindo meu amigo!
Ele ouvia a música com o coração.
Um bj

Davi Machado disse...

desta vasta música clássica eu não entendo bulhufas rsrss embora goste muito de Bach, não sei bem o motivo, algo da infância...

ótima homenagem!

Romantik Seelchen disse...

viele Grüße von Jasmin, auch ein Danke für das Sehen auf meiner Seite,
eine schöne besinnliche Zeit.

Janaina Cruz disse...

Há os que as canções embalam, e há o gênios que embalam canções.
Teu blog é de muito bom gosto, sigo o...

PSD Design disse...

LEGAL TEU BLOG... TO SEGUINDO.. SEGUE-ME

LUCRE COM SEU BLOG:
www.psdesigner.com.br/entretenimentos

Seu blog é divulgado aqui após cadastrar-se

SIGA-NOS:
www.psddesigner.blogspot.com

OBRIGADO!
Marcos Roberto

Lívia Inácio disse...

Linda homenagem!

beijinho***

Unknown disse...

Fantástico, Reiffer!

Advinhamos sim, o que nossos compositores passam na música.

Beijos, poeta

Mirze

Neuzza Pinheiro disse...

preciso ouvir Brahms, muito mais conheço bem pouco; a sinfonia n 4, a Abertura Trágica, enfim...Vc cita peças que vou procurar ouvir. Beethoven me desapruma, sabe; alguns trechos de sinfonia, algumas sonatas..Não me canso
Vc gosta de Grieg, de Peer Gynt?
abraço