29 maio 2010

Glória a Dante nas Alturas e Paz na Terra aos Homens que Leem Sua Obra

Provavelmente, no dia 29 de maio de 1265 nascia aquele que para mim, e para muitos, é considerado o Rei dos Poetas, o genial e transcendente italiano Dante Alighieri, "Il summo Poeta". Os homens de hoje deveriam conhecer mais a sua Divina Comédia, e, principalmente, entendê-la mais...

Gostaria de chamar a atenção para algo nessa sublime obra: Dante finaliza tanto o Inferno, quanto o Purgatório, quanto o Paraíso com a palavra "estrelas". Observem os últimos versos de cada um deles, em italiano e traduzidos para o português. 

ao sair do INFERNO: "E quindi uscimmo a riveder le estelle." - "Saímos por ali, a rever estrelas."

ao sair do PURGATÓRIO: "puro e disposto a salire a le stelle." - "puro e disposto a subir às estrelas."

ao sair do PARAÍSO: "l'amor che move il sole e l'altre stelle." - "o amor que move o sol e as mais estrelas."

Em meu livro, Poemas do Fim e do Princípio, publiquei um poema intitulado "a Dante Alighieri". Publico ele aqui:

a Dante Alighieri

o que teus Olhos veem
dentro
de mim?
ó visionário do não-visto
o que teus Olhos veem
no além
de mim?

em trombetas a gritos de nove
sete demônios olham de mim
do sangue que cai da minha noite
lago de morto em tudo que fui
flecha em veneno varou-me do sol
olho de fogo abriu-se de mim
o gelo do fim beijou-me na essência
em meus sonhos de Cérbero os dentes
que veem teus olhos em mim o Inferno?

mas como chegar ao Paraíso
sem morrer no Purgatório?

o que teus Olhos veem
Dante
de mim?

(Na imagem, o quadro "A Barca de Dante", de Delacroix)

Nenhum comentário: