15 março 2010

Fernando Pessoa e Seus Passos da Cruz X


Continuo postando os sonetos de Passos da Cruz de Fernando Pessoa, conforme explicado na seguinte postagem: http://artedofim.blogspot.com/2009/12/fernando-pessoa-o-predestinado-passos.html . Na próxima semana, o 11º passo. Na imagem que acompanha o poema, o quadro "Campo de Trigo Sob o Céu Nublado" de Van Gogh.


Passos da Cruz - Soneto X

Aconteceu-me do alto do infinito
Esta vida. Através de nevoeiros,
Do meu próprio ermo ser fumos primeiros,
Vim ganhando, e através estranhos ritos

De sombra e luz ocasional, e gritos
Vagos ao longe, e assomos passageiros
De saudade incógnita, luzeiros
De divino, este ser fosco e proscrito…

Caiu chuva em passados que fui eu.
Houve planícies de céu baixo e neve
Nalguma coisa de alma do que é meu.

Narrei-me à sombra e não me achei sentido.
Hoje sei-me o deserto onde Deus teve
Outrora a sua capital de olvido…

4 comentários:

Ju Fuzetto disse...

Perfeito amigo!
boa semana!
abraço

Anônimo disse...

Nossa... fantástico!

Já estou seguindo!

Suzy disse...

Lindo post!

CANTO GERAL DO BRASIL (e outros cantos) disse...

A. Reiffer,
Pessoa em Passos da Cruz: um poeta em mim que ele me disse. Saúdo-te pelos sonetos do meu mestre FP. E convido-te a conhecer-me o CANTO GERAL DO BRASIL (e outros cantos), que me será uma honraria maior...

Abraço mineiro,
Pedro Ramúcio.