18 fevereiro 2007

Discursos Vazios

Tenho percebido algumas coisas sobre a humanidade, sobre o ser humano. Uma delas está entre nossas principais características: falar, falar, falar e nada fazer. Genialmente escreveu Shakespeare: “Palavras! Palavras! Palavras!” intentando dizer que nossos discursos carecem de valor. Provavelmente, o leitor já deve ter associado as afirmações acima, o próprio título, com os discursos dos políticos, que muito falam, muito prometem, muito brilham sobre os palanques, diante das câmeras, porém, chegando ao poder, nada cumprem, até mesmo “esquecem” do que haviam afirmado. No entanto, serão somente os políticos que agem dessa maneira? Será que eles não consistem unicamente no reflexo de nossa sociedade, de nós mesmos, de nossa psicologia geral?
É fato notório que, no século XIX, os cientistas, a sociedade em geral, estufavam o peito para preconizar que no século vindouro, isto é, o XX, a ciência seria a solução para todos os problemas, que não haveria mais guerras nem violência nem fome nem miséria nem injustiças nem doenças etc. Era uma crença generalizada da população, todos acreditavam firmemente que o futuro seria melhor, que o mundo seria melhor no próximo século. Quase que unicamente os artistas simbolistas tinham certa “pré-visão” das tragédias que nos aguardavam. Sabemos como foi o século XX: se algumas coisas a ciência resolveu, outras agravou ainda mais, e outros problemas e crises surgiram de forma devastadora. Não é à toa que o século XX foi um dos mais trágicos, catastróficos e ameaçadores da história humana, e chega a ser risível a previsão dos cientistas. E então? Onde ficaram as palavras dos otimistas? Discursos soltos ao vento...
A verdade é que nenhum mundo pode melhorar sem que melhorem aqueles que formam o mundo, isto é, nós. Nosso interior é podre, e como asseverou Kant, “o exterior é o reflexo do interior”. Se cada um de nós não melhora interiormente, como querer o tão cacarejado “mundo melhor”? Assim, ficamos tão-somente nos discursos vazios, proferindo belas palavras (às vezes nem tão belas assim), sem que ocorra uma contrapartida de ação, principalmente para com nós mesmos.
Sim, amigo leitor, é muito agradável ouvirmos palavras de consolo, belos e comoventes discursos otimistas, que crêem engrandecer e dignificar o homem, elevar o seu “astral”, enchê-lo de confiança etc. É ótimo emocionarmo-nos com as mensagens de Natal e Ano-Novo exibidas em cartões, na TV, enviadas pela Internet, para os celulares... É maravilhoso chorarmos com os belíssimos discursos nas formaturas, nos plenários, nas igrejas, nas novelas (não incluo “lendo um poema” porque ninguém mais chora lendo poemas, só os poetas), cheios de confiança no homem e no futuro. Sim, todas essas palavras “edificantes” são muito agradáveis de serem ouvidas. Mas eu pergunto: e daí? No fundo, permanecemos sempre os mesmos, não mudamos nunca, “não aprendemos as lições da vida nem a canhonaços”, como sentenciou certo autor... Não obstante tantos “emocionamentos” (criei essa palavra para diferenciar de emoção), no fundo no fundo permanecemos mesquinhos, medíocres, egoístas, perversos, consumistas etc.
Os mesmos que defendem a natureza, no outro dia estão largando o papel de bala na rua, escovando os dentes com a torneira aberta, jogando toco de cigarro no chão... Os mesmos que exaltam a honestidade, não devolvem o troco no mercado se ele vier em excesso... Os mesmos que pregam a cultura não compram um livro, ou, se o compram por certa obrigação moral muito hipócrita, não o lêem, deixando-o guardado às traças. Os mesmos que criticam o consumismo, o império norte-americano, bebem coca-cola todos os dias. E então?!! Há exceções? Claro que sim, mas o mundo não é feito de exceções, é feito do que é geral...
Finalizando, questiono: porque não conseguimos passar para a prática os nossos belos discursos, as nossas profundas e momentâneas emoções? Afinal, o que há com nós, seres humanos?

Nenhum comentário: